domingo, 29 de janeiro de 2017

NO.5






Bright Places é um tema que não podia faltar no meu blogue. Englobará todos os locais que tenciono conhecer, visitar, explorar, enfim, todos os que me conseguir ir lembrando de partilhar convosco.

Quando penso local para viajar, não pondero nada como Londres ou Canadá. Tenciono lá ir, futuramente, mas não constam como prioridade. Viajar para mim tem como objetivo ver para além do que os nossos olhos conseguem enxergar, é adquirir o máximo de conhecimento que o local tem a transmitir-nos, refiro-me em termos de cultura. Não tenciono fazer uma primeira viagem a fim de tirar umas fotografias bonitas e publicar nas redes sociais. Isso seria criar memórias para os outros, não para mim, (uma vez mais quero acentuar a importância do “eu”, do “para nós” e “por nós”). Há memórias que devem ser apenas nossas, e só devemos partilha-las caso estas sejam motivo de inspiração e ajuda ao próximo, pois como é obvio também se aprende através das experiências dos outros.
Isto tudo, para revelar o bright place que consta em número um na minha lista: Cabo Verde.
Por acaso as águas cristalinas chamam a minha atenção, mas não é o que pretendo alcançar quando lá chegar. Como referi anteriormente, viajar é muito, mas muito mais do que aquilo que os olhos (e câmaras fotográficas) conseguem enxergar. Mesmo nunca tendo saído de Portugal, faço parte de uma geração informada com fácil acesso ao mundo lá fora através da mídia, e sempre me incomodou as desigualdades sociais brutais que se fazem sentir em vários focos do mundo. Quero pegar na minha revolta e levá-la comigo, vivenciar o modo de vida dos que desconhecem a definição de luxo. Porque não vale de nada lamentar algo que nunca se sentiu. Lamentar, encolher os ombros e viver na nossa realidade, não irá mudar o que se passa lá fora. E eu, de uma maneira ou de outra, quero fazer a diferença. Desejo arrancar o sorriso de uma criança de Cabo Verde, conviver com as comunidades e viver durante um determinado período de tempo longe das facilidades onde cresci. Sei que não irei desfazer a pobreza em que vivem essas pessoas, nem tão pouco mudar o mundo. Sou apenas eu. Eu junto da minha imensa vontade de evoluir enquanto pessoa.

Tenho andado a pesquisar sobre projetos de voluntariado. Assim que tiver a minha vida organizada em Portugal, estarei de partida por um tempo indeterminado. Infelizmente terei de esperar ansiosamente por esse dia… provavelmente anos. Enquanto não chega a hora, visitarei outros locais que desejo profundamente ver e mencionarei aqui mesmo! 

2 comentários:

  1. Olá mais uma vez. Fico sempre maravilhado como tu consegues ser tanto e como tendo nós uma história de vida tão diferente, olhamos para a vida de uma forma tão parecida. Uma pequena mulher e não sei onde consegues ter tantas qualidades. Queria sublinhar a parte em que falas na fotografia. Pois por coincidencia, no dia seguinte em que escreveste esse texto, eu tive como que uma epifania. Um colega veio de visita e como ele está longe da praia durante o ano todo, mesmo sendo inverno eu decidi ir com ele ver o por-do-sol na praia. Fomos até Cascais e de lá vimos o por-do-sol. Tudo certo até aí, mas o problema foi que nesses 7 minutos em que o sol vai desaparecendo lá longe, atrás do mar, ele esteve todo o tempo atrás do seu smartphone tirando fotos ou video ou não sei a fazer o quê. Tudo para postar no fb e realizei-me que a unica coisa que ele viu foi a mesma que toda a gente acabou por ver.... O por-do-sol através de fotografia, pois o real estando mesmo ali na sua frente, não foi o que ele viu, não foi o que ele sentiu e eu senti-me triste por as pessoas terem deixado de sentir o real em prol do virtual. Digam o que disserem, não é a mesma coisa. As pessoas tornam-se vazias e depois estando tão certas de si próprias, nem aceitam as criticas construtivas (maioria das criticas são construtivas quando ditas por bem). Quis agora falar nisso, pois parece que mais ninguém me compreende e estão tão maravilhados com as tecnologias que as defendem até á morte. O gajo ainda me disse... ah e tal, tu é que não tens nenhum smartphone, senão farias o mesmo. Isso chama-se não aceitar criticas e o pior é que ninguém percebe o que eu queria dizer. È igual. Eu quero-te dizer que continuo atento e continuarei. Não comento sempre, pois nem sempre a vida me deixa em estado tranquilo o suficiente para poder comentar, mas sinto sempre todas as tuas palavras. Não dizes nada por acaso e bem, és a pessoa menos superficial que eu "conheço" e eu adoro isso. Tens tantas qualidades que até se torna quase injusto para as pessoas "normais". Normal seria um dom por pessoa, mas tu és uma caixa de dons. Numa piramide de cartas, serias a rainha de copas no topo e serias o 2 de paus na base. Pois tens a estrutura suficiente para suportar qualquer piramide mas és linda e equilibrada o suficiente para sentar no topo. Resumindo, quero dizer que és completa e se houvesse uma linha a definir o completo, tu conseguirias ainda avançar essa linha. Terás os teus defeitos e como eu gostaria de os conhecer, pois aos meus olhos tu és tão unica e tão perfeita que se torna dificil evitar pensar em ti e se torna dificil achar alguém que eu não vá comparar ctg e esse alguém fica sempre a perder. Ainda bem que não nos conhecemos pessoalmente pois eu seria mais um apaixonado por ti. Sou meio louco, mas não somos todos? "Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: - E daí? EU ADORO VOAR!" (Clarice Linspector)_(pesquisa quando tiveres tempo) Espero não estar a "falar" demais, não é a minha intenção e lamento não conseguir exprimir por palavras de uma forma tão correcta e bonita como tu consegues. Mas faço-me entender, eu espero.

    ResponderEliminar
  2. O meu dia torna-se mais feliz quando te leio. Senti o coração disparar assim que vi um novo comentário teu em espera. Nunca "falas" demais, bem pelo contrário, na verdade deixas-me na expectativa de mais! Compreendes na perfeição tudo o que escrevo e neste post ainda acabaste por complementar a mensagem que tentei transmitir ao partilhares esse momento na praia com o teu amigo. Foi brilhante! Quero muito ver-te comentar sem ser enquanto anónimo, tanto quanto quero vir a comentar um futuro blogue teu. O facto de te identificares comigo, é porque partilhamos uma visão muito parecida relativamente ao que nos rodeia. E eu gostava muito, muito mesmo, de ver o que também tu tens para dizer! Pensa nisso por favor...

    ResponderEliminar